Aprenda a Jogar Bem vindos, bruxinhos! Este aqui é o tutorial, que ensinará aos novos membros como jogar e aos mais antigos a não se esquecerem das regras e jogabilidade.
I - O que é um RPG? - Bom, RPG é a abreviação do inglês Role-playing game (no qual pode ser traduzido livremente para "Jogo de interpretação de Personagens"). É um jogo onde o jogador terá de ter uma intensa imaginação onde irá criar um personagem, e controlará seus anseios, emoções, situações e afins. O nosso RPG, Instituto Durmstrang, funciona no sistema em que você joga fazendo posts, contando a vida da sua personagem, podendo interagir com outros. Estes, sendo criados por você ou algum player (pessoa que cria sua própria personagem) do fórum.
II – Postagens - Para conversar com outros jogadores, não é preciso nenhuma técnica super avançada ou preencher algum pré-requisito. Aja como se fosse a vida real, converse, descreva o ambiente a sua volta, enfim, você é o escritor, você deve ser criativo e interativo. A resposta do outro player virá de acordo com o que for postado, e assim a conversação se desenvolve.
II.I - Interação com outros Players - Durante as postagens, não esqueça de utilizar o modo “On”, para descrever uma ação de sua personagem, e modo “Off”, para dar algum aviso ou fala fora do jogo. Quanto ao português, ele é muito bem vindo, e, caso queira ser levado a sério pela administração a fim de almejar cargo no corpo docente, Ministério, ou quaisquer outras vagas, pedimos que o use bem. (“vc”, “nóis”, abreviações irrelevantes, palavrões, entre outros, são abomináveis a nossos olhos, então preste atenção em suas postagens).
- Não se esqueça de diferenciar a fala de alguma personagem com a fala narrativa. Use aspas ( “ ), asterisco ( * ) ou outra pontuação para explicitar o que é dito como narrador; a utilização de travessão ( – ), barra ( / ) ou outra pontuação pode ser usada para indicar a fala da personagem (caso diferencie, por favor, use legenda).
II.II - Legendas - Para melhor entendimento de sua postagem, é bom que coloque legendas para diferenciar as falas. Ex:
Legendas: Narração - Fala da Personagem. - " Pensamento da Personagem. " - Fala de outra Personagem. -
* Tomava um ótimo banho da piscina de Durmstrang. Boiando na piscina e em meus pensamentos.. Então sinto uma mão em minha cabeça. *
- Ah, mas que droga, Felipe!
"Eita, que susto!”
- E aí, doidão, se refrescando aqui, é?
- Sim, mas tome cuidado, olhe atrás de você.
* Foi ótimo ver a reação que ele tomara com o susto. Toma essa! *
- NOTA: Só utilize a fala da segunda personagem se ela for fictícia ou se outro jogador postou a frase.
III – Inscrição no colégio - O momento mais aguardado pelos estudantes, matricular-se em Durmstrang! Mas, como eu faço para me registrar? Aonde passo no Pássaro Seletor? Tenho que abrir alguma conta em banco? Ok, vamos explicar cada um.
III.I – Matrícula - Para se inscrever no Instituto de Magia Durmstrang, é bem fácil e simples. Antes de tudo, há o ícone “Matricular” logo acima. Clique nele e aceite os termos propostos. Em seguida, preencha o campo “Nome do usuário” (este será o nome visto por você e pelos outros membros), coloque seu e-mail, senha, preencha todos os quesitos. Você receberá um e-mail com o link para ativar sua conta, clique nele e então estará permitido seu login no RPG! Mas, como se faz para logar?
- Entrar no fórum é ainda mais simples do que se matricular: Ao lado de “Matricular”, clique em “Entrar” e bote login e senha. Feito! Desfrute do mundo da magia!
III.II – Pássaro Seletor - Entrei no RPG, mas ainda não estou em nenhuma Casa! Como faço? Têm até alguns membros coloridos... O que são eles? E, o que esse pássaro faz? Uma de cada vez, vamos lá.
• No início do fórum, há uma categoria chamada “Pássaro Seletor”. Clique nela e siga as orientações para preencher sua ficha; • Este "Pássaro Seletor" é como o conhecido Chapéu Seletor. Ele simplesmente lhe selecionará; • Dentro de um a cinco dias, uma resposta será enviada em sua caixa de “Correio”, localizada no topo do RPG, será enviada a você, dando-lhe boas-vindas e dizendo sua Casa; • Agora, sua personagem terá uma cor e rank, que indica a qual Casa pertence.
III.III – Conta em banco e compra de materiais - Já que funciona no sistema RPG, como dito acima, roupas, livros, comida, todas são compradas com base na interação. Você pode abrir uma conta no “Banco Búlgaro Mladenov”, preencher e enviar a ficha, mas não há contagem de dinheiro, então livre interação e compra podem ser efetuadas a qualquer momento.
- Para aumentar suas postagens, responda ao tópico onde pode comprar sua varinha ou material, interagindo com o dono da loja ou alguma pessoa presente. NÃO SE ESQUEÇA DE SAIR DO LOCAL!
IV – Foto de Avatar - O avatar é a foto que sua personagem exibe para todos.
• Primeiro, verifique se o ator/cantor/pessoa que você deseja utilizar está disponível; • Para colocar uma foto, clique em “Perfil”, depois em “Avatar”; • Se desejar pôr foto de alguém da Internet, copie o link da imagem e coloque no segundo campo “Enviar Avatar a partir de uma URL” e clique em salvar; • Se optar pôr foto diretamente de seu PC, clique em “Procurar”, depois escolha a imagem e clique em salvar.
V – Vila Viistokuja - Aqui é onde todo o material pode ser comprado.
• A Vila Viistokuja, é como o Beco Diagonal. Mas aqui você compra os materiais para Durmstrang; • Só será possível visualizar a Vila Viistokuja quando você estiver numa das quatro Casas de Durmstrang; • Clique AQUI para ir à Vila.
VI – Ficha Bruxa - Legal, já estou numa das Casas, tenho minha conta no banco, possuo todos os livros... Mas essa tal de “Ficha Bruxa”, o que ela é? Bom, aí é possível colocar a que Casa você pertence, qual sua vassoura, sua história, feitiço favorito, posição no quadribol, entre outras. Não sei preencher meu perfil, o que eu faço?
- Para preenchê-lo, clique em “Perfil” no topo do RPG. Depois, clique em “Ficha Bruxa” e, em seguida, “Gerar Ficha de Personagem”. Feito!
VII – Monitoria e Professores - Ah, como eu gostaria de ser um monitor! Zelaria pelo bem estar de todos e cumpriria as regras à risca... Ou, melhor ainda, gostaria de ser professor! Sim, ensinar a todos, que massa seria.
- Calma lá! Para conseguir um destes cargos, precisamos avaliar sua personagem durante o RPG.
VI.I - Monitores - Os monitores são escolhidos através de suas notas e se seguem às regras do RPG; também são alunos excepcionais que botamos para instruir os novos estudantes. “Os monitores são escolhidos através de seus esforços como alunos”, aquela velha história.
VI.II - Professores - Já para se tornar parte do corpo docente, uma ficha deve ser preenchida e enviada para o Diretor Ghylbert Connoly. O modelo da ficha está em Fichas de Inscrição. Os requisitos para avaliação da personagem são claros: presencia no RPG e a ficha.
VIII – Mensagens Privadas - O que seriam as mensagens privadas? Como diz o próprio nome, são mensagens destinadas somente ao usuário que a recebeu. Para acessar suas MP’s (como são abreviadas as Mensagens Privadas), clique no ícone “Correio” logo em cima no RPG.
IX – Assinatura - Sua assinatura aparece quando você posta uma mensagem. É possível colocar o que quiser, desde imagens a textos, dentre outros. Ela ambém é muito usada para colocar a legenda.
- Para colocar uma assinatura, deve apenas clicar em Perfil -> Preferências e depois marcar a opção "Sempre anexar minha assinatura". Depois, vá em “Perfil”, e por fim, “Assinatura”.
X – Habilidades Especiais - As habilidades especiais são as características e/ou poderes que alguns membros possuem, a fim de evitar a quantidade excessiva de “animagos” ou “legilimentes” e “ofidioglotas”. Para ter uma habilidade especial, se deve preencher a uma ficha e enviá-la à quem se pede.
- Vira e mexe, novas habilidades podem aparecer, então fique atento às que estão por vir (vide também as habilidades que estão disponíveis).
TERMINAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAR
XI – Nomes das personagens dos livros Caso você não tenha lido tudo e colocou o nome da sua personagem como o de alguém do livro, não se preocupe: encaminha uma MP para um administrador e ele mudará seu nome. É proibida a utilização de nomes como “Potter”, “Granger” ou qualquer nomenclatura que derive dos livros (a não ser que a administração aprove).
11 – Comensais, Aurores e Duelos Há o lado do bem e do mal, sim. Os comensais podem matar a qualquer momento, assim como os aurores podem te salvar no último instante. Como eu sei quem é quem?
Os bruxos das trevas têm a cor cinza-escuro em seus nomes, e os aurores possuem um tom bege-claro. Cuidado com quem você for interagir, ele pode te matar! Ah, que droga, então não posso ir a nenhum lugar!
• Primeiro: você pode ir aonde quiser, os comensais é que não podem (como os terrenos da escola); • Segundo: nem sempre os comensais atacam os alunos, só os que tiverem experiência em duelos ou que lhes “atrapalharem” em alguma coisa; • Caso você morra, pode entrar no grupo dos fantasmas; • Para mais detalhes, vide as Regras de Duelos.
12 - Pontos Os pontos são distribuídos para cada uma das Casas, baseados nas postagens dos alunos nas aulas; além disso, contamos as partidas de quadribol e a Copa das Casas.
13 - Aulas As aulas são de vital importância para seu progresso no RPG. E isso por quê? Bom, como nos livros da série, os estudantes mais velhos têm maior conhecimento sobre magia e, consequentemente, mais estudo e prática. Os que forem do 4º ano poderão vencer facilmente um aluno do 3º, e por aí vai. [/center]
13.1 - Participando das aulas
Mas como participo das aulas? O que tenho que fazer para uma boa postagem? Vamos aos fatos:
• As aulas serão realizadas de quatro a seis vezes durante o ano letivo, e são postadas a cada duas semanas; • O tempo real do semestre dura de três a quatro meses; • Cada aula valerá 10 pontos, que ficarão a critério do professor avaliar; • Para postar numa aula, primeiramente você deve participar do 1º ano; • As postagens na sala de aula funcionam como em qualquer outro lugar do RPG, mas devem ser posts com conteúdo e sem floods. Já que os professores avaliam de acordo com a qualidade da sua postagem, é necessário que você se esforce ao redigir uma boa aula, caso contrário, você poderá levar um belo de um T (trasgo); • Apenas UMA postagem do aluno por aula; • Os professores avisam quando será a próxima aula; • As notas de cada um contam para a Taça das Casas, portanto, não bobeie.
Nota: Média 6 (A - Aceitável) para passar de ano.
13.2 - Calouros e "atrasildos”
[center]Mas eu sou calouro e entrei na metade do ano letivo! E agora, tem como recuperar as notas?
• É possível recuperar as notas no final do semestre. Os professores passam um trabalho de recuperação junto com a prova final, então dá pra passar ainda; • Se postar após o prazo solicitado pelo professor, sua nota NÃO será avaliada e será como se você não tivesse comparecido à aula; • Caso não passe de ano, você pode refazer sua série novamente no próximo semestre.