InícioFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Tutorial do RPG

Ir em baixo 
AutorMensagem
Durmstrang
Admins
Admins
avatar

Número de Posts : 270

MensagemAssunto: Tutorial do RPG   Qui Set 17, 2009 8:11 pm

Tutorial
Aprenda a Jogar
Bem vindos, bruxinhos! Este aqui é o tutorial, que ensinará aos novos membros como jogar e aos mais antigos a não se esquecerem das regras e jogabilidade.

I - O que é um RPG?
- Bom, RPG é a abreviação do inglês Role-playing game (no qual pode ser traduzido livremente para "Jogo de interpretação de Personagens"). É um jogo onde o jogador terá de ter uma intensa imaginação onde irá criar um personagem, e controlará seus anseios, emoções, situações e afins. O nosso RPG, Instituto Durmstrang, funciona no sistema em que você joga fazendo posts, contando a vida da sua personagem, podendo interagir com outros. Estes, sendo criados por você ou algum player (pessoa que cria sua própria personagem) do fórum.


II – Postagens
- Para conversar com outros jogadores, não é preciso nenhuma técnica super avançada ou preencher algum pré-requisito. Aja como se fosse a vida real, converse, descreva o ambiente a sua volta, enfim, você é o escritor, você deve ser criativo e interativo. A resposta do outro player virá de acordo com o que for postado, e assim a conversação se desenvolve.

II.I - Interação com outros Players
- Durante as postagens, não esqueça de utilizar o modo “On”, para descrever uma ação de sua personagem, e modo “Off”, para dar algum aviso ou fala fora do jogo. Quanto ao português, ele é muito bem vindo, e, caso queira ser levado a sério pela administração a fim de almejar cargo no corpo docente, Ministério, ou quaisquer outras vagas, pedimos que o use bem. (“vc”, “nóis”, abreviações irrelevantes, palavrões, entre outros, são abomináveis a nossos olhos, então preste atenção em suas postagens).

- Não se esqueça de diferenciar a fala de alguma personagem com a fala narrativa. Use aspas ( “ ), asterisco ( * ) ou outra pontuação para explicitar o que é dito como narrador; a utilização de travessão ( – ), barra ( / ) ou outra pontuação pode ser usada para indicar a fala da personagem (caso diferencie, por favor, use legenda).


II.II - Legendas
- Para melhor entendimento de sua postagem, é bom que coloque legendas para diferenciar as falas. Ex:

Legendas:
Narração
- Fala da Personagem. -
" Pensamento da Personagem. "
- Fala de outra Personagem. -

* Tomava um ótimo banho da piscina de Durmstrang. Boiando na piscina e em meus pensamentos.. Então sinto uma mão em minha cabeça. *

- Ah, mas que droga, Felipe!

"Eita, que susto!”

- E aí, doidão, se refrescando aqui, é?

- Sim, mas tome cuidado, olhe atrás de você.

* Foi ótimo ver a reação que ele tomara com o susto. Toma essa! *



- NOTA: Só utilize a fala da segunda personagem se ela for fictícia ou se outro jogador postou a frase.

III – Inscrição no colégio
- O momento mais aguardado pelos estudantes, matricular-se em Durmstrang! Mas, como eu faço para me registrar? Aonde passo no Pássaro Seletor? Tenho que abrir alguma conta em banco? Ok, vamos explicar cada um.

III.I – Matrícula
- Para se inscrever no Instituto de Magia Durmstrang, é bem fácil e simples. Antes de tudo, há o ícone “Matricular” logo acima. Clique nele e aceite os termos propostos. Em seguida, preencha o campo “Nome do usuário” (este será o nome visto por você e pelos outros membros), coloque seu e-mail, senha, preencha todos os quesitos. Você receberá um e-mail com o link para ativar sua conta, clique nele e então estará permitido seu login no RPG! Mas, como se faz para logar?

- Entrar no fórum é ainda mais simples do que se matricular: Ao lado de “Matricular”, clique em “Entrar” e bote login e senha. Feito! Desfrute do mundo da magia!


III.II – Pássaro Seletor
- Entrei no RPG, mas ainda não estou em nenhuma Casa! Como faço? Têm até alguns membros coloridos... O que são eles? E, o que esse pássaro faz? Uma de cada vez, vamos lá.

• No início do fórum, há uma categoria chamada “Pássaro Seletor”. Clique nela e siga as orientações para preencher sua ficha;
• Este "Pássaro Seletor" é como o conhecido Chapéu Seletor. Ele simplesmente lhe selecionará;
• Dentro de um a cinco dias, uma resposta será enviada em sua caixa de “Correio”, localizada no topo do RPG, será enviada a você, dando-lhe boas-vindas e dizendo sua Casa;
• Agora, sua personagem terá uma cor e rank, que indica a qual Casa pertence.

III.III – Conta em banco e compra de materiais
- Já que funciona no sistema RPG, como dito acima, roupas, livros, comida, todas são compradas com base na interação. Você pode abrir uma conta no “Banco Búlgaro Mladenov”, preencher e enviar a ficha, mas não há contagem de dinheiro, então livre interação e compra podem ser efetuadas a qualquer momento.

- Para aumentar suas postagens, responda ao tópico onde pode comprar sua varinha ou material, interagindo com o dono da loja ou alguma pessoa presente. NÃO SE ESQUEÇA DE SAIR DO LOCAL!



IV – Foto de Avatar
- O avatar é a foto que sua personagem exibe para todos.

• Primeiro, verifique se o ator/cantor/pessoa que você deseja utilizar está disponível;
• Para colocar uma foto, clique em “Perfil”, depois em “Avatar”;
• Se desejar pôr foto de alguém da Internet, copie o link da imagem e coloque no segundo campo “Enviar Avatar a partir de uma URL” e clique em salvar;
• Se optar pôr foto diretamente de seu PC, clique em “Procurar”, depois escolha a imagem e clique em salvar.




V – Vila Viistokuja
- Aqui é onde todo o material pode ser comprado.

• A Vila Viistokuja, é como o Beco Diagonal. Mas aqui você compra os materiais para Durmstrang;
• Só será possível visualizar a Vila Viistokuja quando você estiver numa das quatro Casas de Durmstrang;
• Clique AQUI para ir à Vila.



VI – Ficha Bruxa
- Legal, já estou numa das Casas, tenho minha conta no banco, possuo todos os livros... Mas essa tal de “Ficha Bruxa”, o que ela é? Bom, aí é possível colocar a que Casa você pertence, qual sua vassoura, sua história, feitiço favorito, posição no quadribol, entre outras. Não sei preencher meu perfil, o que eu faço?

- Para preenchê-lo, clique em “Perfil” no topo do RPG. Depois, clique em “Ficha Bruxa” e, em seguida, “Gerar Ficha de Personagem”. Feito!


VII – Monitoria e Professores
- Ah, como eu gostaria de ser um monitor! Zelaria pelo bem estar de todos e cumpriria as regras à risca... Ou, melhor ainda, gostaria de ser professor! Sim, ensinar a todos, que massa seria.

- Calma lá! Para conseguir um destes cargos, precisamos avaliar sua personagem durante o RPG.

VI.I - Monitores
- Os monitores são escolhidos através de suas notas e se seguem às regras do RPG; também são alunos excepcionais que botamos para instruir os novos estudantes. “Os monitores são escolhidos através de seus esforços como alunos”, aquela velha história.

VI.II - Professores
- Já para se tornar parte do corpo docente, uma ficha deve ser preenchida e enviada para o Diretor Ghylbert Connoly. O modelo da ficha está em Fichas de Inscrição. Os requisitos para avaliação da personagem são claros: presencia no RPG e a ficha.


VIII – Mensagens Privadas
- O que seriam as mensagens privadas? Como diz o próprio nome, são mensagens destinadas somente ao usuário que a recebeu. Para acessar suas MP’s (como são abreviadas as Mensagens Privadas), clique no ícone “Correio” logo em cima no RPG.

IX – Assinatura
- Sua assinatura aparece quando você posta uma mensagem. É possível colocar o que quiser, desde imagens a textos, dentre outros. Ela ambém é muito usada para colocar a legenda.

- Para colocar uma assinatura, deve apenas clicar em Perfil -> Preferências e depois marcar a opção "Sempre anexar minha assinatura". Depois, vá em “Perfil”, e por fim, “Assinatura”.


X – Habilidades Especiais
- As habilidades especiais são as características e/ou poderes que alguns membros possuem, a fim de evitar a quantidade excessiva de “animagos” ou “legilimentes” e “ofidioglotas”. Para ter uma habilidade especial, se deve preencher a uma ficha e enviá-la à quem se pede.

- Vira e mexe, novas habilidades podem aparecer, então fique atento às que estão por vir (vide também as habilidades que estão disponíveis).


TERMINAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAR

XI – Nomes das personagens dos livros
Caso você não tenha lido tudo e colocou o nome da sua personagem como o de alguém do livro, não se preocupe: encaminha uma MP para um administrador e ele mudará seu nome. É proibida a utilização de nomes como “Potter”, “Granger” ou qualquer nomenclatura que derive dos livros (a não ser que a administração aprove).


11 – Comensais, Aurores e Duelos
Há o lado do bem e do mal, sim. Os comensais podem matar a qualquer momento, assim como os aurores podem te salvar no último instante. Como eu sei quem é quem?

Os bruxos das trevas têm a cor cinza-escuro em seus nomes, e os aurores possuem um tom bege-claro. Cuidado com quem você for interagir, ele pode te matar! Ah, que droga, então não posso ir a nenhum lugar!

• Primeiro: você pode ir aonde quiser, os comensais é que não podem (como os terrenos da escola);
• Segundo: nem sempre os comensais atacam os alunos, só os que tiverem experiência em duelos ou que lhes “atrapalharem” em alguma coisa;
• Caso você morra, pode entrar no grupo dos fantasmas;
• Para mais detalhes, vide as Regras de Duelos.



12 - Pontos
Os pontos são distribuídos para cada uma das Casas, baseados nas postagens dos alunos nas aulas; além disso, contamos as partidas de quadribol e a Copa das Casas.


13 - Aulas
As aulas são de vital importância para seu progresso no RPG. E isso por quê? Bom, como nos livros da série, os estudantes mais velhos têm maior conhecimento sobre magia e, consequentemente, mais estudo e prática. Os que forem do 4º ano poderão vencer facilmente um aluno do 3º, e por aí vai. [/center]

13.1 - Participando das aulas
Mas como participo das aulas? O que tenho que fazer para uma boa postagem? Vamos aos fatos:

• As aulas serão realizadas de quatro a seis vezes durante o ano letivo, e são postadas a cada duas semanas;
• O tempo real do semestre dura de três a quatro meses;
• Cada aula valerá 10 pontos, que ficarão a critério do professor avaliar;
• Para postar numa aula, primeiramente você deve participar do 1º ano;
• As postagens na sala de aula funcionam como em qualquer outro lugar do RPG, mas devem ser posts com conteúdo e sem floods. Já que os professores avaliam de acordo com a qualidade da sua postagem, é necessário que você se esforce ao redigir uma boa aula, caso contrário, você poderá levar um belo de um T (trasgo);
• Apenas UMA postagem do aluno por aula;
• Os professores avisam quando será a próxima aula;
• As notas de cada um contam para a Taça das Casas, portanto, não bobeie.

Nota: Média 6 (A - Aceitável) para passar de ano.

13.2 - Calouros e "atrasildos”
[center]Mas eu sou calouro e entrei na metade do ano letivo! E agora, tem como recuperar as notas?

• É possível recuperar as notas no final do semestre. Os professores passam um trabalho de recuperação junto com a prova final, então dá pra passar ainda;
• Se postar após o prazo solicitado pelo professor, sua nota NÃO será avaliada e será como se você não tivesse comparecido à aula;
• Caso não passe de ano, você pode refazer sua série novamente no próximo semestre.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.rpgdurmstrang.forumeiros.net
 
Tutorial do RPG
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Tutorial][PT1] Criar um site - Layout
» [TUTORIAL] Como corrigir alguns erros da Hero Egnine
» [Tutorial] Como por novas armas no xas hero 3.91
» [Tutorial]Como Tirar o Erro: Script In Haging 4 Metodos[Tutorial]
» Tutorial Blender 3D - Modelando Terrenos.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Instituto de Magia Durmstrang :: -
Ir para: